quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Flip-Flop Simples com Dois Transistores


como funciona um flip flop O flip-flop é a unidade de ória dos microcontroladores e computadores no geral. Esse simples circuito pode armazenar um bit ( 0 ou 1) para uma dada aplicação. Como um circuito eletrônico pode fazer isso? Vamos descobrir?








Introdução


O flip-flop pode ser comparado com  uma gangorra. Quando um lado sobe outro deve obrigatoriamente descer. Se representarmos o lado alto por "1" e o lado baixo por "0", perceberemos que quando um lado é 1 o outro deve ser obrigatoriamente 0. Se considerarmos um lado como uma saída, temos então que em um dado instante a saída do flip-flop só poder 0 ou 1. 
     O flip-flop fica estável no estado que for colocado. Se levantarmos um lado e abaixarmos o outro ele permanecerá nessa condição indefinidamente. A mudança de estado do Flip-Flop deve ser feita por uma intervenção externa.


Descrição do Circuito Flip-Flop


     O flip-flop, conhecido também como biestável, que montaremos é alimentado por pilhas e seus estados 0 e 1 são indicados por dois Led's. A mudança de estado é feita por meio de toque que será dado em dois interruptores de pressão (push-button) que altera os estado do circuito da  figura 1.
Flip-Flop com dois transistores
Figura 1 - Circuito do flip-flop com dois transistores

Funcionamento do Flip-Flop

 
    O Fli-Flop ou multivibrador biestável proposto utiliza dois transistores ligados na configuração da figura 1
     Neste circuito, a polarização de um transistor depende do outro de tal forma que, se um transistor estiver conduzindo (indicado pelo Led acesso) o outro não é suficientemente polarizado e não poderá conduzir e terá o seu led apagado. Quando ligamos o Flip-Flop, o led que acende primeiro dependerá das condições dos transistores usados. Um deles pode ter uma maior ganho e por isso começa a conduzir primeiro.
     No entanto, uma vez ligado, podemos "forçar"apenas um ou outro transistor a conduzir, acionando para isso os interruptores de pressão junto às bases do transistores. 
     Se pressionarmos o interruptor S1 por um breve instante, o transistor Q1 deixa de conduzir, pois este interruptor "corta" sua polarização de base. Co isso pode chegar corrente de polarização a Q2, que então passa a conduzir, acendendo seu Led2. Porem, se agora apertarmos S2 por um pequeno intervalo de tempo, é o transistor Q2 que deixa de conduzir, levando assim a polarização de Q1 que "liga" e faz seu led1 acender.
     Em resumo podemos dizer que S1 "arma" (SET) o Flip-Flop enquanto que S2 "rearma" (RESET) o Flip-Flop. Esse tipo de circuito é comumente chamado na literatura de flip-flop R-S ou Re-set-Set (Arme-rearme).

Montagem  do Circuito Flip-Flop


     Na figura 2 temos o nosso flip-flop em forma de diagrama. O circuito pode ser montado em uma plaquinha, protobord ou diretamente nos terminais pois se trata de um circuito pouco complexo.
Você pode instalar o conjunto em uma caixinha de plástico ou outro material para facilitar sua demostração. O led 1 poder ser vermelho e o led 2 verde. os resistores são de 1/8 ou 1/4W. Será preciso observar a polaridade dos leds e das pilhas para que o circuito funcione corretamente.

Flip-Flop com transitores
Figura 2 - Diagrama de montagem do circuito flip-flop.

Componentes


Q1, Q2 - BC548 ou equivalente (transistor NPN)
LED1    - Led Vermelho
LED2    - Led verde
R1, R2  - 560 ohms 1/8W - Resistor (verde, azul, marrom)
R3, R4  - 10K ohms - Resistor (marrom, preto, laranja)
S1, S2   - Interruptores de pressão (push-button)
S3         - Interruptor simples.
BAT      - 4 pilhas pequenas com suporte.


4 comentários:
  1. Olá Guilherme, boa noite.
    Pediria sua ajuda para o circuito (http://www.eletroalerta.com/montagensonline/circuitos%20eletronicos%2034.jpg)que imita o som da buzina de um navio. Montei tudo certinho mas não funcionou, só sai um tic,tic bem baixinho no alto-falante. O que será?
    Desde já muito obrigado por sua ajuda.
    Abrs.,
    Marcelo Nicolini
    mafoni@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Marcelo,

      Esse circuito o máximo que você vai conseguir são bipes mesmo... Você pode alterar a frequência de oscilação para tentar deixar mais parecido com o barulho desejado... Os resistores de 68k e os capacitores de 100nf determina a frequência de oscilação, tente alterá-los para ver se melhora...

      Obrigado pela visita ! Boa sorte

      Excluir
  2. Boa tarde e parabéns pelo site ,tenho um amigo que esta com dificuldade num projeto da escola , o mesmo consiste da seguinte forma , tem 1 motor 12 volts com circuito saindo 3 fios comum , antihorario , horário. E 2 microswhit com apenas 2 fios comum e NF a chave nao possui NA apenas Comum Normalmente fechado . ele precisa fazer motor funcionar da seguinte forma . os microswhit fica acionado NF após acionar comando para horario sai da 1 chave e vai para na segunda chave quando bater tem que desligar motor e ficar pronto para girar antihorario. Imagine 1 pino central e na ponta 2 chaves NF lado direito e lado esquerdo quando aciona motor ele tem que ira para chave esquerda e quando bater na chave desliga . quando acionar novamente ele tem que ir para chave direitA e desliga

    ResponderExcluir

Digite seu cometário...
(Seu comentário será visível apos a moderação)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Colaboradores
Paginas