segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Pré-Amplificador para Violão e Guitarra

pre amplificador
Figura 1 - Pré-amplificador para violão e guitarra.

Este pequeno circuito faz a pré-amplificação de sinais de áudio para violão ou guitarra. Este pré-amplificador possui uma impedância de entrada compatível com a maioria dos captadores sonoros usados nesses instrumentos musicais.


Introdução

Captadores de alta impedância podem ser utilizados nesse circuito.  O circuito proposto aumenta a intensidade do sinal de áudio para excitar amplificadores que exijam uma entrada com maior amplitude. Nem todos os captadores podem ser conectados diretamente aos amplificadores de potência, pois as impedâncias de saída desses equipamentos não estão devidamente casadas com a impedância de entrada do amplificador. Nesses casos é necessário utilizar um circuito pré-amplificador que case perfeitamente a impedância para que o sinal seja devidamente amplificado. 

O Circuito Pré-amplificador


Abaixo apresentamos o circuito pré-amplificador proposto (Figura 1) de montagem simples. O ganho do circuito é entorno de 20dB.  A Figura 2 apresenta os sinais de entrada (Azul) e saída (Amarelo)  do circuito.

pré-amplificador guitarra e violão
Figura 1 - Circuito do pré-amplificador


Saida do pré-amplificador
Figura 2 - Sinal de entrada (0,1Vp  - CH2) Sinal de saída (1,2Vp - CH1)   freq.=1Khz


Na Figura 3 temos um gráfico de bode que nos fornece o ganho do circuito pré-amplificador em função da frequência do sinal de áudio injetado. As frequência de corte inferior e superior são respectivamente 2Hz e 300Khz.


pré-amplificador banda passante
Figura 3 - Ganho relativo saída/entrada em db.


















O circuito tem um consumo muito baixo e pode ser alimentado com baterias de 9V. O diagrama completo do circuito para projeto é fornecido na Figura 1. Tanto os cabos de entrada quanto os de saída devem ser blindados. O transistor usado (BC549) é de baixo ruído e alto ganho, porem transistores equivalentes podem ser utilizados. 
Os capacitores C1 e C3 eliminam as componentes continuas da entrada e da saída, eles determinam também a frequência de corte inferior. 
O capacitor C2 determina a frequência de corte superior do pré-amplificador, valores muito elevados podem diminuir a banda passante do circuito levando a não amplificação das frequências de áudio desejáveis. Na pratica, aconselho utilizar capacitores menores que 1nF para garantir uma frequência de corte superior em 20Khz.


Placa de Circuito Impresso e Ligação do Pré-amplificador


O layout do pré-amplificador (Figura 4) pode ser baixado neste link: Projeto completo Pré-Amplificador 
Senha para descompactação [www.eletronicaemcasa.blogspot.com.br] 


pré-amplificador de som
Figura 4 - Layout da placa 42x47mm.


A ligação do circuito pode ser conferida na Figura 5. Talvez seja necessário a instalação de um potenciômetro na entrada de áudio para controlar o ganho do circuito.




pré-amplificador
Figura 5 - Ligação do circuito


Talvez seja necessário inserir um controle de ganho ao pré-amplificador para evitar possíveis distorções caso o violão/guitarra não tenha um controle interno. O controle de ganho pode ser feito com um potenciômetro de 100KOhms do tipo linear. Na figura 6 temos uma ilustração da forma de ligação do potenciômetro ao circuito. Maiores informações sobre o funcionamento de potenciômetro podem ser obtido no post Como Funciona um Potenciômetro.

Ligação do potenciômetro para volume de amplificador
Figura 6 - Ligação do potenciômetro para controle de ganho.



Componentes


Q1- BC549 ou equivalentes
R1- 470k ohms
R2- 56k ohms
R3- 6,8k ohms
R4- 470 ohms
C1, C3 - 10uF / 16v Capacitor eletrolítico
C2 - 150pF capacitor cerâmico



92 comentários:
  1. Respostas
    1. Ola,
      Sim você pode mudar o transistor sem nenhum problema. Funciona muito bem também.

      Excluir
  2. posso mudar o capacitor cerâmico de 150pf para 154 100v ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo,
      O capacitor C2 influencia na frequência de corte superior. Se o valor da capacitância for maior menor sera a frequência de corte...

      O capacitor com o código 154 representa um capacitor de 150nf. Se esse capacitor for usado o circuito terá uma frequência de corte de aproximadamente 100Hhz... ou seja, o sinais de áudio maiores que 100Hz não serão amplificados.

      Recomendo a utilização de capacitores iguais ou menores que 1nf para o correto funcionamento na aplicação proposta.

      Boa montagem

      Excluir
  3. Então posso usar esse meu capacitor ceramico de 150pf
    ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim amigo, pode sim :)
      qualquer duvida é só postar aqui!
      IAe deu tudo certo na montagem ?

      Excluir
  4. Sim sim amigo, pode sim :)
    qualquer duvida é só postar aqui!

    ResponderExcluir
  5. amigo qual capacitor devo usar pra colocar esse amplificador no contra baixo,abrass

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hebert,
      Você pode substituir C1 e C3 para 100uf 16v... Mas eu acredito que o circuito pode ser utilizado em contrabaixos sem problemas. Observe na figura 3 a banda passante do pre amplificador.. acho que atende o contrabaixo, a banda passante é bem ampla... A impedância de entrada é compatível com a maioria dos captadores, você não vai ter problemas.

      Obrigado pela visita !

      Excluir
  6. tenho somente uma dúvida amigo, se eu estiver errado por favor me corrija, os capacitores c1 e c3 no primeiro desenho estão com polaridades invertidas e no esquema do circuito estão do mesmo sentido. Gostara somente de saber qual é o sentido mesmo dos polos dos capacitores se eu não estiver errado é claro. desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo,
      Você tem razão, as polaridades estão invertida. A polaridade correta é o desenho da figura 1. Obrigado por me atentar a esse detalhe, eu vou mudar a figura para não gerar mais duvidas.

      Obrigado por contribuir com o blog!

      Excluir
    2. Ola, eu consigo fazer esse pre com cortes de frequência a baixo de 80hz e acima de 8khz trocando algum capacitor?

      Excluir
  7. Olá, parabéns pelo post! O desenho já foi corrigido? Devo seguir o feito à mão? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iaron, tudo joia ?
      Sim, acabei de corrigir o post. você poderá seguir qualquer imagem. Era só esse detalhe da imagem mesmo mas o layout da plaquinha está correto para a montagem.

      Obrigado pelo elogio e pela visita!

      Excluir
  8. Boa Noite, Guilherme. Eu enviei duas mensagens com meu email do GMAIL mas não recebi nenhuma notificação no email dizendo que havia sido enviado, por isso resolvi fazer uma outra mensagem como anônimo para ver se vai, mas me identificando por aqui. Meu nome é Paulo e quero, primeiramente, parabenizá-lo pelo BLOG. Gostei muito do material que você tem aqui. E foi pesquisando na NET sobre um pre amplificador para guitarra que vim parar aqui no seu blog. Gostaria de tirar algumas duvidas, pois fiquei muito interessado em fazer esse esquema por ser tão simples e fácil. Minha primeira dúvida é em relação à ligação com um amplificador: Eu posso ligar esse preamplificador em qualquer amplificador?? (É que tenho 2 amplificadores: 1 é para fone de ouvido, feito com o TDA 2822, que, segundo o site construyasuvideorockola, dá 600 mW por canal, já que ele é estéreo. Achei legal esse amplificador porque posso tocar minha guitarra com meus pedais sem incomodar ninguém; o outro é um amplificador mono antigo que tenho aqui e eu queria ligar no meu quarto com umas caixas de som que fiz aqui). Minha outra dúvida é a seguinte: como deve ser feita a ligação do potenciômetro no circuito?? Poderia desenhar como seria a ligação e colocar aqui no post?? Qual o valor e tipo (A ou B) deve ser utilizado que você me recomenda??...E minha dúvida final: Como não consigo baixar o PDF que você postou, poderia me dizer quais as dimensões ideais da placa??..=)..Desculpe pelas dúvidas e muito obrigado pela atenção..=)..abraços..=)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo,
      Estranho não ter funcionado com o gmail…

      Esse pré pode ser ligado em qualquer amplificador sim, mas é necessária uma pequena modificação no conector caso o amplificador seja estéreo.

      O pré apresentado no artigo é do tipo mono... Para um amplificador mono não tem problema é só conectá-lo por um cabo com os plugs adequados, a polaridade também deve ser observada. No caso de um amplificador estéreo você pode conectá-lo em um canal ou nos dois ao mesmo tempo sem problemas (só colocar dois plugs de saída em paralelo).

      A ligação do potenciômetro é feita no modo controle de tensão. Eu fiz um post explicando como o potenciômetro funciona (http://eletronicaemcasa.blogspot.com.br/2013/05/como-funciona-um-potenciometro.html). Você pode usar um potenciômetro do tipo linear rotativo de 100KOhms, funcionaria bem. Mas vou tentar fazer uma ilustração para a conexão do potenciômetro sim, acho que iria enriquecer o post.

      Quanto ao link eu já corrigir a quebra, você já pode baixar os arquivos. As dimensões são de 42x47mm. Obrigado pelo aviso!

      E por fim, gostaria de agradecer os elogios, obrigado pela contribuição ao blog! Sempre são bem vindas as ajudas. Caso queira acompanhar o blog é só curtir a página no facebook ou do Google+. Muito obrigado!

      Excluir
  9. Saudações!
    Primeiramente quero parabeniza-lo pelo blog; a dias venho procurando um pre-amp pra comprar, porém no mesmo dia que encontrei no ML, encontrei também o diagrama de um (montei hoje) que não funcionou. Ele é bem parecido com o que disponibilisou aqui, com diferenças em alguns valores. Enfim o preço do pre-amp é supreior ao triplo do valor do material de confeção. Como sou curioso resolvi montar um eu mesmo. No entanto meu conhecimento em eletrônica é bem limitado. E ai vem a dúvida: No diagrama acima o capacitor C2 não tem indicador de polaridade;
    --Ele é bipolar?
    --Uma inversão de polaridade nele não influenciaria no circuito?
    --A polarização dos capacitores no PDF estão corretas?

    Acredito que por isso o que montei (não esse) não tenha funcionado.
    Amanhã farei o teste.

    Abrigado meu caro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marcos,

      O capacitor C2 não é polarizado, a polaridade da ligação não influencia. Esse capacitor pode ser do tipo cerâmico ou poliéster.

      A polarização dos capacitores estão corretas no PDF.

      Verifique a ligação do transistor, ele também precisa ser conectado corretamente. Verifique também se o layout da placa não está invertido... esse erro é bem comum.

      E muito obrigado pelos elogios e pela visita ao blog! Qualquer duvida é só comentar aqui no post!

      Excluir
    2. Pô montei o circuito mas o volume com esse pré amplificador ficou mais baixo do que sem ele no meu contrabaixo! O que será que aconteceu?

      Excluir
    3. Bom dia rodrigo,
      Isso pode acontecer mesmo... Isso ocorre devido a impedância de saída do seu captador, ele provavelmente tem um valor de impedância muito mais alto que o normal... isso diminui o ganho final do amplificador... eu desconheço o tipo de captador de contrabaixo mas provavelmente deve ser isso...

      Mas você pode tentar aumentar o ganho do circuito alterando o valor de R3... tenta colocar um valor um pouco maior entorno de 10kohms para ver. Depois vc me fala se deu certo !

      Obrigado !

      Excluir
  10. Só pra constar meu contrabaixo é um SX JB75 os capitadores estão ligados em paralelo e com volume todo aberto (no máximo) tem impedância de 4Kohms.
    vou tentar fazer a alteração.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, fiz as alteração, utilizei um resistor de 12K (era o que tinha no momento.
    Foi necessário retirar o capacitor 10uF da saída porque ele cortava praticamento todo o grave ai o circuito funcionou com ganho.
    Não gostei do som porque ele puxa muito pro agudo ficou bem estralado o que não é legal pro contrabaixo talvez um filtro na entrada de uma melhorada, isso é possível?
    Estou testando também o circuito com o LM 386 e parece que esse sim tem um grave poderoso mas satura muito e quando ponho mais agudo no contrabaixo ele racho todo o agudo mas só montei rapidinho e sem o pot de 10Kohms na entrada. Então quando montar direitinho passo minhas impressões e vamos conversando pra melhorar nossas experiencias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Rodrigo,
      Realmente o capacitor pode cortar as baixas frequências mesmo, mas se vc aumentar o valor ele cortará menos... tente colocar um valor entre 100uf a 470uf na entrada e na saída... deve ficar bom também e vai fazer com que os graves sejam melhor amplificado... Esses capacitores cortam as baixas frequências deve ser por isso que os graves não estão legais...

      O circuito com o LM386 é bem interessante também, tente colocar o pote de entrada, pois ele vai controlar o ganho e evitar que o sinal seja saturado...

      Muito legal Rodrigo, obrigado pela contribuição é sempre bem vindo as ajudas dos leitores! Fique a vontade para fazer as perguntas ou deixar comentários!

      Excluir
  12. depois dava pra mim expor minhas dúvidas a respeito de eletronicas.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, montei o circuito com LM 386 e esse sim casou muito bem com meu baixo ele amplifica o sinal e percebi também uma melhora no ruído característico de interferências parasitas provavelmente pela alta resistência de entrada. Não percebi alteração no timbre do instrumento para pior pelo contrário o timbre permaneceu grave como era mas ouve um pequeno acréscimo no agudo que é benéfico, essas frequências agudas penso eu que provavelmente eram perdidas na resistência do cabo pois o sinal que saia do contrabaixo era pequena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Rodrigo, Muito interessante, que bom que o circuito "Amplificador com o LM386" serviu para a sua aplicação.

      Provavelmente o pré-amplificador não está muito indicado para contrabaixo, a impedância de entrada não deve estar se casando com a impedância de saída do captador, como discutimos anteriormente, diminuindo drasticamente o ganho. O ganho para as baixas frequências pode estar sendo prejudicado ainda em função da frequência de corte inferior do pré-amplificador.

      Tentarei organizar um post para apresentar como calcular a impedância de entrada e de saída de um amplificador de pequenos sinais assim como a determinação das frequências de corte inferior e superior e discutir os efeitos causados por essas impedâncias no circuito. Vai acrescentar bastante nesse assunto.

      Mais uma vez muito obrigado pelo seu feedback Rodrigo está sendo uma ótima contribuição para o blog!

      Excluir
  14. Tem como colocar um potenciômetro em algum lugar para realizar uma equalização? se sim onde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde Caue,
      Sim é possível, você pode acrescentar uma equalização depois do pré-amplificador (no sinal de saída).

      Excluir
  15. Quanto tempo dura a bateria de 9V? Obrigado Heitor

    ResponderExcluir
  16. Depois de ter montado um pré para meu contrabaixo com o LM386 e ter ficado bom pensei em uma equalização para esse pré, é possível? Tem que ser pequeno, pensei em 1, 2 ou 3 equalização, grave médio e aguado. como a corda Sol (a mais fina do contrabaixo de 4 cordas) tem frequência da 98 Hz seria legal o grave amplificar dai pra traz. Pensei também em testar um único controle de grave pra começar. Você indica algum circuito pra isso?
    E parabéns pela iniciativa, bem legal esse blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo,
      Sim é possível! Você pode projetar filtros ativos com amplificadores operacionais para as faixas de frequência que vc deseja equalizar. No post "Amplificador de áudio classe B Push pull" eu utilizei os amplificadores operacionais com essa finalidade, dê uma olhada talvez sirva como ponto de partida.

      Excluir
  17. Olá sou novo na eletrônica, o que esse circuito faz realmente? Eu tenho duas caixinhas de som de pc, com esse circuito eu consigo ligar meu violão, por exemplo, nessas caixas? Alguém poderia me explicar...

    Se não for isso que eu falei, alguém teria um circuito com essa finalidade? Rsrs

    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Guilherme valeu cara , esse pré deu certin !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom noite Israel,
      Muito massa mesmo, que bom te ajudou!

      Obrigado.

      Excluir
  19. Boa tarde,
    caso eu queirá usalo em uma bateria de 12v
    será se vc poderia me dizer quais componentes eu teria que substituir?

    ResponderExcluir
  20. Boa noite
    eu pretendo fazer um Nini amplificador portatil para minha guitarra, eu gostária que ele fosse ligado em uma bateria de 12v De moto
    eu não rmcontrei nenhum projeto de amp que já fosse pré amplificado ai eu iria fazer vom circuitos separados pasando primeiro pelo pré amp depois pro amp,
    por isso queria os componentes nos valores pra a bateria de moto,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Ruan,
      Esse pré-amplificador pode ser alimentado com 12V sem problemas. Não é necessário fazer a troca de componentes. Sua ideia de separar os circuitos é boa e vai funcionar.

      Obrigado pela visita !

      Excluir
    2. Parabéns pelo seu trabalho aki amigo.
      Muito obg
      sempre tivê um sonho de me formar em emgenharia eletrônica...

      Excluir
  21. To montando.. O projeto é bem simples de fazer, desenhei a placa no olho mesmo... Se der certo falo aqui.
    Quero esse pré para dar um ganho a mais no amp que eu montei, pois ele fica baixo ligado direto na guitarra.

    ResponderExcluir
  22. Achei o ganho dele muito baixo.. Usei um bc 547. Será se influencia?

    Liguei direto na guitarra e achei que ficou pior kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Saulo,

      Sim o transistor influencia... tente colocar um com a terminação C por ex: BC547C. Eles possuem um maior ganho.

      Excluir
  23. Boa noite Guilherme,
    Você teria algum esquema elétrico para fazer captador de instrumento usando microfones de eletreto?
    abraço.

    ResponderExcluir
  24. Você tem algum projeto para conectar o fone de ouvido na guitarra para ter um retorno proprio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Eric,
      Infelizmente não tenho amigo , vou ficar lhe devendo...

      Excluir
  25. se eu for colocar um potenciometro de quanto que coloco

    ResponderExcluir
  26. Boa dia Guilherme. Meu nome é Rui sou de Criciúma-SC. Uma pergunta: ele pode ser usado para microfone também? Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rui,

      Para microfones com captador de eletreto ele não é recomendado. Agora se for do tipo dinâmico ele deve servir.

      Obrigado pela visita !

      Excluir
  27. Olá, meu nome é Brígida. Não tenho muito domínio em eletrônica e tenho duas dúvidas:
    Primeiro: gostaria de colocar uma chave liga/desliga. Isso é possível? Como posso fazer a ligação?
    Segundo: gostaria que a alimentação fosse feita por uma fonte de 9V ao invés de uma bateria. Isso é possível? Como?
    Gostei muito do blog, parabéns!
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brígida,
      Sim você pode colocar uma chave liga/desliga sim! Coloque entre o um dos fios de alimentação que vem da bateria/fonte dessa forma a chave pode interromper a circulação da corrente.

      Sim você pode colocar uma fonte de 9V sem problemas, basta ligar os polos positivos e negativos da fonte no circuito corretamente (obedecendo a mesma polaridade da utilizada para a bateria).

      Obrigado por visitar o blog !

      Excluir
  28. Olá,

    Montei o pré conforme esquema, para ligação em um contra-baixo.

    Ficou excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo!
      Obrigado pelo feedback, fico feliz por ter dado tudo certo e atendido as expectativas!

      Excluir
  29. Qual o valor do potenciometro usar no lm ,386 para esse aplicação no contra baixo,e Trimpot no lugar do pont

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo,
      Você pode usar o mesmo potenciômetro de 100kΩ no amplificador com LM386 para essa aplicação do contrabaixo.

      Excluir
  30. ola amigo, como coloco regulador de grave e agudo nesse circuito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode adicionar dois filtros antes da pré amplificação do sinal. Os filtros podem ser ativos ou passivos.
      Uma sugestão legal para ser aplicada seria essa do site Saber Eletrônica, o nome do artigo é "10 circuitos de filtro" (Pesquisa no google) olhar o filtro "Controle de Tom".

      http://www.sabereletronica.com.br/artigos-2/2723-10-circuitos-de-filtros?showall=&start=7

      Excluir
  31. ola Guilherme muito bom o pré como faço para fazer com que ele desligue a bateria ao tirar o P-10 de entrada para que a bateria não fique gastando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Amigo,

      Você deve procurar um conector com liga/desliga. No geral você encontra esse tipo de conecto como "Jack J10 Fêmea estéreo para placa". Ai com as conexões disponíveis no conector vai ser possível fazer a desconexão da bateria no momento que o pino P-10 sair.

      Excluir
  32. Meu amigo Guilherme Vianna,

    primeiramente venho agradecer por compartilhar conosco seu conhecimento sobre eletrônica isto é muito bom, encontrei esse blog hoje por acaso e vi que ele é ótimo... peço que continue com esse trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado,
      O blog sempre vai estar disponível e atualizado sempre que for possível!

      Excluir
  33. Olá Guilherme bom dia. Qual é a senha para descompactação do arquivo PDF ?
    abraços.

    ResponderExcluir
  34. Guilherme primeiramente eu gostaria de parabenizar pela iniciativa. Teria a possibilidade de vc ilustrar um esquema de ligação pra contra baixo com 4 botões? Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contra baixo de 4 botões? Não sei exatamente como seria... Normalmente você deveria seguir a figura 5 e se necessário um controle de volume a figura 6.

      Excluir
  35. Muito legal o blog.
    Como faço pra ligar um alto falante com ajuste do volume mais um fone de ouvido?
    detalhe queria saber como ligar como se liga o fone de modo que quando inserir o o plug no jac o som do auto falante seja interrompido. Tipo usar o o fone como interrupitor.
    Eu fiz um amplificador de baixa frequencia e liguei o autofalante na saida de um npn. E liguei o auto falante no negativo da bateria .
    o volume ficou auto. Depois liguei o fone de ouvido em potenciômetro mas quando tenta-se regular o volume altera-se a frequência entre entre os amplificadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo,
      A função de desligar o auto falante quando conectado um fone de ouvido é feita através de um Conector Jack P2 5 Terminais. A conexão pode ser facilmente achada no google imagens (http://forum.clubedohardware.com.br/uploads/monthly_04_2015/post-442138-0-96989100-1429655634.jpg).

      O volume deve ser controlado por um potenciômetro instalado antes da etapa de amplificação do sinal. Um Exemplo pode de ligação podem ser encontrados na figura 6 deste post!

      Excluir
  36. Olá ...tenho caixas do tipo Line Array Ativas e elas já tem o pré só que o volume na mesa e no crossover e equalizador tem 1ue estar sempre no talo pras caixas entregarem um bom volume ou seja o amplificador interno das caixas tem 350w rms mas elas não estavam dando 200w a não ser que aumentasse o sinal como falei na mesa e periféricos ...montei uma destas placas deste posteriores e o sinal aumento tô mas ainda não foi suficiente ...vc teria um outro projeto ou quem sabe alguma alteração neste para que se tenha um sinal maior na saída do pré? Desde já obrigado meu nome é Silvio Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode usar o mesmo projeto porem alimentado por uma fonte de 15V. O problema é realmente a amplitude do sinal que chega até a caixa, portanto se a o pré poder trabalhar com uma faixa de 0V a 15V vc vai ainda verificar uma diferença.

      Excluir
  37. Olá ...tenho caixas do tipo Line Array Ativas e elas já tem o pré só que o volume na mesa e no crossover e equalizador tem 1ue estar sempre no talo pras caixas entregarem um bom volume ou seja o amplificador interno das caixas tem 350w rms mas elas não estavam dando 200w a não ser que aumentasse o sinal como falei na mesa e periféricos ...montei uma destas placas deste posteriores e o sinal aumento tô mas ainda não foi suficiente ...vc teria um outro projeto ou quem sabe alguma alteração neste para que se tenha um sinal maior na saída do pré? Desde já obrigado meu nome é Silvio Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvio,
      Primeiramente, desculpa-me pela demora na resposta. Muito atarefado! Você chegou a aumentar a tensão da plaquinha que vc montou? Ela pode funcionar com até 16V! Aumentado a tensão de alimentação da plaquinha pré amplificadora, aumenta a amplitude de saída do sinal pré amplificado.
      No momento eu não tenho nenhum projeto para lhe indicar que eu já testei... Entretanto você pode pesquisar por pré amplificadores com AOP's que podem funcionar no geral com tensão de alimentação de +-18V a +-22V. A tensão de alimentação limita a amplitude máxima de saída do pré, o seu problema deve ser esse... seu pré não consegue fornecer o nível de sinal adequado para o amplificador...

      Excluir
  38. ola, o que é esse 1Vpk 1KHz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coresponde a um sinal senoidal de frequência de 1kHz com 1 volt de pico (amplitude)

      Excluir
  39. Respostas
    1. Acho que ele pode funcionar sim, mas o ideal seria 9V mesmo.

      Excluir
  40. Não estou conseguindo abrir o arquivo da placa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A senha para descompactar o arquivo é www.eletronicaemcasa.blogspot.com.br

      Excluir
  41. Olá Guilherme. Congratulações pela iniciativa. Me chamo Fredy.

    1) Abaixo tenho o circuito do meu violão com cordas de nylon:

    P10
    _ ______________
    V ________ |
    | |
    °°°°°°°°°°°°°° POTENCIÔMETRO
    ° T3 T2 T1 ° DE
    °°°°°°°°°°°°°° 250 Kohms
    Malha | |
    --------------------- |
    __|__ |
    _____ PIEZOELÉTRICO |
    |____________________________|

    2) Como faço para ligar o préamp sugerido no circuito acima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fredy,
      Não ficou claro o seu desenho do circuito.
      Utilize o e-mail do blog para enviar seu circuito..

      Excluir
  42. Ola amigo, tem a venda?
    Posso usar bateria recarregável?
    Posso usar para contrabaixo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Não tenho o circuito a venda.
      Sim, o pré-amplificador poder ser usado em contrabaixo e com bateria recarregável.

      Excluir
  43. Olá com esse circuito posso faser uma captação pra Sanfona com cápsula de eletreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,
      Eu acredito que sim, entretanto você deve polarizar o eletreto para que ele funcione corretamente. Pra isso um resistor entre 4k7 à 10k deve ser conectado entre o positivo da bateria e o polo positivo do eletreto, o capacitor de entrada C1 deve ser invertido também.

      Excluir
  44. se eu aumentar a voltagem da alimentação, irei conseguir maior potencia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O aumento da tensão de alimentação vai contribuir com o ganho do pré e você vai ter um ganho na etapa de amplificação de potência.

      Excluir
  45. Eu fiz tudo certo, eu acho kkkk,mas envés de ter ganho, estou tento perda de áudio kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Revise a montagem e verifique se o transistor não está queimado.

      Excluir
  46. Bom dia esse artigo vai me ajudar muito, gostaria de saber se posso substituir o bc549 pelo c1815, desde já agradeço :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite !
      Sim, você pode substituir o BC549 pelo C1815 eles são compatíveis em parâmetros, mas a pinagem é diferente ! Você deve mudar a disposição do componente! O BC549 tem os pinos 1.B 2.C. 3.E e o C1815 1.E 2.C 3.E.
      Para maiores detalhes confira os datasheets dos componentes em questão !
      Obrigado pela visita !

      Excluir

Digite seu cometário...
(Seu comentário será visível apos a moderação)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Colaboradores
Paginas