domingo, 6 de janeiro de 2013

Transmissor de FM portátil



Que tal montar um mini transmissor de FM para escutar as conversas secretas? Confira como construir esse transmissor portátil. 
Transmissor FM com o BF495 eletronica em casa
Figura 1 - Transmissor de FM portátil (Caixinha de Tic-Tac)
Neste projeto apresento um pequeno transmissor de FM com um raio de alcance na ordem de 50 metros com o BF494, e os sinais poderão ser recebidos em qualquer aparelho de som ou rádio que sintonize a faixa FM. Sua construção é simples e possui um número reduzido de componente que são facilmente encontrados.







Introdução


Transmissores de rádio são equipamentos que emitem ondas eletromagnéticas, essas ondas comumente chamadas de ondas de rádio se propagam das extremidades da antena, expandindo-se em todas as direções no formato de uma grande esfera espacial.
Os transmissores são equipamentos de grande utilidade, pois podemos usá-los em situações de emergência, comunicação ou até como escutas de detetives ou espionagem. Nesse poste, vou apresentar como construir um pequeno transmissor de FM portátil que caberá no seu bolso.

Descrição do Transmissor de FM


Nesse projeto apresento um pequeno transmissor de FM com um raio de alcance na ordem de 50 metros com o BF494, e os sinais poderão ser recebidos em qualquer aparelho de som ou rádio que sintonize a faixa FM. Sua construção é simples e possui um número reduzido de componente que são facilmente encontrados.
O funcionamento do transmissor é proporcionado por duas Pilhas pequenas comuns, entretanto podemos usar pilhas do tipo botão que são extremamente pequenas, reduzindo assim o tamanho final do transmissor, mas sua autonomia será menor também.

Funcionamento do Transmissor de FM


Para produzir uma onda de radiofrequência, necessitamos de um circuito amplificador, um circuito de realimentação do sinal (realimentação deverá ser positiva) e um circuito ressonante chamado de circuito tanque.
No transmissor de FM o circuito amplificador será o transistor Q1 (BF494 transistor de frequência). Nesta configuração, a bobina (L1) e o trimmer (C5) em paralelo determinam a frequência de operação, funcionando como circuito ressonante LC, enquanto o capacitor C4, entre o coletor e o emissor do transistor é responsável pela realimentação de sinal que mantém as oscilações. Os resistores R2 e R3 polarizam a base do transistor enquanto que C2 faz seu o desacoplamento.
 
A frequência de ressonância pode ser calculada pela equação 1 abaixo. Maiores detalhes de calculo serão postados futuramente. 

Equação 1

Onde L1 é a indutância e Cv é a capacitância variável do trimmer.

Montagem do Transmissor de FM


Na figura 3 temos o diagrama completo do circuito transmissor proposto. Para a faixa de FM entre 88Mhz z 108Mhz a bobina é formada por 4 volta de fio comum (24 a 28 AWG) rígido em torno de uma lápis (figura 2). O trimmer é uma capacitor variável entre 3 a 30pF. A captação do som é feita através de um microfone de eletreto. A antena pode ser do tipo telescópica de 20 a 50cm ou então um pedaço de fio rígido. 

Bonina
Figura 2 - Bonina caseira de 4 espiras.

O alcance pode chegar até um pouco mais de 50 metros com alimentação de 3V. Alcances maiores podem ser obtidos se trocarmos o transistor Q1. O diagrama completo do circuito transmissor pode ser visualizada na figura 3.

transmissor de FM, BF495, como construir um transmissor FM
Figura 3 - Diagrama completo do circuito transmissor de FM

Na figura 4 a e b temos uma sugestão de layout (fora de escala) para a confecção da placa de circuito impresso. As trilhas devem ser de boa qualidade caso contrario o transmissor pode não funcionar perfeitamente.

http://eletronicaemcasa.blogspot.com.br/
Figura 4a - Sugestão de layout de placa
http://eletronicaemcasa.blogspot.com.br/
Figura 4b - Sugestão de layout de placa


           Na figura 6 temos o projeto final montado em uma caixinha de balas (tic-tac).


Transmissor de FM protatil, FM, RF, mini transmissor
Figura 5 - Transmissor de FM com BF494

Transmissor de FM protatil
Figura 6 - Projeto final montado em caixinha de tic-tac para escuta espiam

Utilizando o BF495 com o sistema alimentado entre 3V a 6V podemos obter de 50 a 200 metros de alcance (figura 5), porem se usarmos o transistor 2N2218 ou equivalente com alimentação entre 9 a 12V teremos um alcance para mais de 1Km!!! Se o transistor 2N2218 for usado nas versões de 9 e 12V  devemos montá-lo com um dissipador de calor junta a placa e o resistor R4 deve ser de 1W. Sintonize o transmissor com uma chave não metálica em frequência livre da faixa FM. 
Uma segunda versão desse transmissor traz uma poderosa etapa de amplificação de áudio possibilitado escutar cochichos a uma distância de até 5 metros do transmissor. Confira em: Transmissor de FM para escuta espiã.



Nosso kit de montagem contem todos os componentes para a construção do transmissor de FM espião. Não perca tempo e dinheiro para fazer placa e achar os componentes, receba tudo em sua casa prontinho para montar!
Confira o Kit de montagem Transmissor de FM





Componentes para Montar o Transmissor de FM

 Download lista de componentes: Transmissor FM .pdf




Transmissor de FM,FM,RF, transmissor de FM portatil




82 comentários:
  1. Valeu pelas instruções, fiz um e funcionou perfeitamente. Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada amigo! Esse transmissor é bem legal e fácil de fazer.
      Qualquer duvida é só postar aqui no blog!

      Excluir
    2. posso substituir esse trimmer de porcelana por um trimmer de plastico? não estou achando esse trimmer nas lojas

      Excluir
    3. Boa tarde,
      Sim sem problemas ! Você pode substituir por um trimmer de plástico (cor verde)! vai funcionar !
      Obrigado pela visita !!

      Excluir
  2. faz um desse pra mim vender???
    eu quero pra ligar ao computador. tem como ???


    HenriqueNunes_S@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique,
      Infelizmente no momento não tem como mesmo Henrique... Mas muito obrigado por visitar o Blog!
      Obrigado.

      Excluir
  3. Excelente! sou ligeiramente leigo em eletrônica, e me surgiu uma duvida esse pequeno projeto, posso utilizar-lo para transmitir um podcast para alguns amigos do bairro?:D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo,
      Acredito que não, pois um podcast é transmitido pela internet, seria isso um podcast néh?
      Esse projeto é para transmitir sinais de áudio por radiofrequência (na banda de rádio FM)...
      Com esse circuitinho você pode transmitir sinais para os rádios sintonizados na faixa FM, ou seja, se seus amigos sintonizarem o rádio na mesmo frequência do microtransmissor eles poderão escutar você... Porem esse microtransmissor é de baixa potência e tem um alcance pequeno, só seus vizinho poderão te escutar (Já fiz os testes :D ).

      Obrigado por visitar e contribuir com o blog.

      Excluir
  4. o trimmer pode ser de 20 pf
    junior.ndp@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Junior,
      Sim pode sem problemas! A faixa de frequência vai mudar um pouco mas você ainda conseguirá sintonizar na faixa FM.

      Obrigado.

      Excluir
  5. vc poderia me passar a lista completa de todos os componentes usados?

    obrigado

    ResponderExcluir
  6. Olá posso ligar no lugar do mic um sinal de audio vindo de um notebook ou outra fonte de audio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é possível mas é necessário remover o resistor R1 também!
      A amplitude do sinal proveniente do computador (Volume do som de saída) dever ser ajustado em níveis mais baixos para que não ocorra distorções na transmissão.

      Obrigado pela visita!

      Excluir
  7. se eu colocar uma bateria de celular no lugar das pilhas, caberia dentro da caixinha de tic tac?
    obs: é uma bateria bl-5c

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      Infelizmente não. A caixinha é um pouco menor e a plaquinha do circuito impede também de adicionar a bateria. Eu particularmente usava uma bateria de celular presa com fita adesiva na parte externa da caixinha... fica legal também!

      Obrigado pela visita e por contribuir com o blog.

      Excluir
  8. eu nao encontrei o capacitor ceramico (C3- 4,7pF) para comprar, entao posso substitui-lo por um capacior de poliester ou qualquer outro??

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,
      Esse capacitor é muito importante no projeto pois ele determina a faixa de oscilação juntamente com o Cv e L1... alteração desses componente vão alterar a faixa das frequências transmitidas...

      O valor do capacitor C3 deve estar perto do valor 4,7pF você pode tentar fazer uma associação de capacitores para chegar perto desse valor... por exemplo se vc conseguir 5pF acredito que funcionaria bem( 2 Capacitores em série de 10pF por exemplo)...

      Obrigado

      Excluir
  9. Cara, eu fui montar esse circuito no meu protoboard e nao deu certo. Depois eu montei ele junto com o meu prof e nao deu certo de novo. Depois eu procurei o erro com o auxilio de um osciloscopio e nao consegui achar o erro. O osciloscopio apenas me mostrou que o meu circuito nao estava modulando a frequencia da onda. Que pena.... :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,
      Circuitos de transmissores, em geral, são críticos para montagem. A principal característica para essas dificuldades é a alta frequência de trabalho. As oscilações estão na faixa de transmissão FM (88 a 108MHz) e portanto as capacitâncias parasitas envolvidas no circuito não podem ser desprezadas... Provavelmente esse circuito não funcionará no protoboard, pois os contatos da matriz podem oferecer capacitâncias elevadas para o circuito tanque. Recomendo a montagem diretamente na placa de circuito impresso para minimizar as capacitâncias parasitas (O desenho da placa deve ser bem feito e evitar ângulos retos para minimizar o efeito das pontas).

      O osciloscópio usado possui uma banda de passagem acima de 108Mhz? Verifique isso, pois os osciloscópios mais comuns possui uma banda inferior, sendo impossível utilizá-los para testes... Caso não, somente um radinho mesmo para salvar...

      Os componentes usados são os especificados no poste? Verifique a polaridade do transistor e do microfone de eletreto.

      Obrigado pela visita e por contribuir com o blog

      Excluir
    2. Eu utilizo uma técnica já muito comum entre os hobbystas. E caberia muito bem no seu projeto. Trata-se de pontos de solda em pedacinho de placas de fenolite ou fibra de vidro coladas de acordo com a disposição dos componentes no circuito original, numa chapinha de metal e pode ser usada qualquer tipo de chapa que aceite solda 40% estanho e 60% chumbo, para que o circuito inteiro fique blindado com o negativo das pilhas e deve aderir bem solda normal para rádio e eletrônica em geral, essa solda se derrete a 30 Watts de temperatura e a chapa onde serão colados os pedacinhos de placa deve receber a solda com facilidade para que o aparelho não fique feio. Costumo usar aquelas tampinhas de sintonizadores/escaneadores de TVs analógicas. Ah, nesse caso, as capacitâncias parasitas são de pouco impacto para a região do oscilador, principalmente se o montador for cuidadoso com as ligações dos componentes. Esses componentes devem estar o mais próximo possível uns dos outros e precisam ser de boa qualidade. Se o montador não conhece as grandezas matemáticas para colocar ali os componentes com seus valores corretos, sugiro, nem deve começar uma montagem como a que este post maravilhoso sugere. Que essa pessoa estude um pouco e terá a chance d usufruir e aproveitar os benefícios deste mundo encantador, o rádio!!

      Excluir
    3. Obrigado pela contribuição Manoel, essa alternativa pode realmente melhorar a estabilidade do circuito tanque.

      Excluir
  10. Olá Guilherme, gostaria de saber se posso substituir o capasitor cerâmico 4p7f e por qual, pois não encontrei no comércio,agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
  11. Oi Alex,
    Esse capacitor juntamente com a bobina determina a faixa de transmissão do aparelho. Você não pode variar muito o valor desses componentes...

    No caso do capacitor uma alternativa é realizar associações para obter o valor recomendado ou próximo dele... Por exemplo você pode comprar 2 capacitores de 10pf e associá-los em série obtendo assim 5pf. Associações em série e paralelo com outros valores podem ser utilizados...

    Obrigado pela contribuição.

    ResponderExcluir
  12. oi Guilherme podes fazer o esquema em blocos... desse circuito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Eu vou tentar fazer um diagrama em blocos no poste mas por agora não vai dar estou meio sem tempo... Mas irei atualizar o posto em breve.

      Obrigado

      Excluir
  13. Olá Guilherme, montei o transmissor mas estou com problema, sintoniso no rádio e funciona, mas, logo o sinal desaparece;onde posso estar errando? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alex, tudo joia ?
      Parabéns por ter conseguido motar o circuitinho, legal! Você está tentando sintonizar com uma chave de fenda metálica? Se sim, eu acredito que seja esse o problema. Tente fazer a sintonia com uma chave plástica o de madeira (você mesmo pode confeccioná-la caso não tenha uma) ou tente isolar a ponta da chave, pois ocorre uma pequena alteração aparente na capacitância quando você toca o trimmer com uma chave de material condutor... Eu acho que pode estar ocorrendo isso.

      Depois você me da um feedback se era isso mesmo.

      Obrigado Alex.

      Excluir
    2. Talvez o Alex precise também de dar mais estabilidade ao circuito. Usando uma antena com pouco menor, 30 cm bastam. Eu procuro usar um capacitor cerâmico entre 47 e 100pf entre a antena e uma das espiras da bobina que deve ser raspada com cuidado para aderir a solda. Os componentes devem ser de boa qualidade e no ajuste de frequência, deve ser usada uma chavinha não metálica, que pode ser feita por ele. Eu uso um tubo plástico vazio de uma caneta esferográfica e um pedacinho de madeira dessas bem duras na ponta e recortada com estilete para caber sem folgas na fenda do trimmer.

      Excluir
    3. Obrigado pela complementação Manoel!

      Excluir
  14. ola, guilherme tudo bem. sou apenas um curioso que gosta muito de eletronica, gostaria de montar um transmissor pra soar uns amigos no trabalho. comprei as pecas que voce listou, mais nao encontrei o resistor variavel que voce esta sugerindo, posso usar um de resistencia maior. por favor, me diz qual posso fazer uso se nao encontrar o recomendado. muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, tudo joia?
      Muito legal Ricardo fico contente pelo interesse. Na verdade o que faltou mesmo foi o capacitor variável néh? Não deve ser muito complicado de achá-lo nas casas de eletrônica. Você deve procura por capacitor variável ou trimmer na faixa de 3 a 30pF.

      No mercado você costuma achar esses aqui:
      http://www.soldafria.com.br/trimmer-ceramico-verde-52-a-30-pf-p-1770.html

      http://www.milcomp.com.br/fotos3/abrefoto.asp?codigo_produto=1500357&nome_produto=CAPACITOR%20TRIMMER%20%20VERDE%2030pF&codigo_categoria=5&preco_unitario=1,1&cfd=&min=&ff=HU&disp=1

      http://lista.mercadolivre.com.br/trimmer-capacitor-ajustavel-variavel-lote

      Existem de vários modelos no mercado, os mais comuns são os dois primeiros links podendo ser usados sem problema com uma pequena modificação no layout proposto. No ultimo link o modelo usado vendido no mercado livre.
      (Detalhe o layout esta fora de escala)

      Excluir
  15. eu fiz e deu certinho sem antena. mas quando eu coloco a antena fica um zumbido estranho tipo um pooooooon.
    como resolvo isso??

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisco,
      Legal, parabéns pela montagem. Tente colocar uma antena de aproximadamente 15cm para ver... Será que o zumbido descrito não causado pela microfonia? se for é só afastar um pouco o transmissor ou diminuir o volume do rádio...

      Quando eu ajusto esse transmissor faço o seguinte: sintonizo o transmissor na faixa selecionado próximo ao rádio e em seguida me afasto cerca de uns 20 metros e reajusto a frequência mas agora no rádio.

      Excluir
  16. Se eu colocar uma bateria de 9v vai danificar circuito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sim amigo... O transistor Q1 vai queimar imediatamente.

      Excluir
  17. Olá Guilherme estou pensando em montar o circuito para transmitir de um dvd para duas caixas de som (Home Theater), daí surgiram algumas dúvidas, posso alimentar com uma fonte, qual a melhor opção? como faço para colocar uma entrada de som (substituir o microfone) pelo cabo av ? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Breno, tudo joia?
      Você gostaria de transmitir somente o sinal de áudio néh? Se sim, você pode estar conferindo uma solução pratica para isso em um outro poste do blog "Transmissor de FM para fontes de sinais externos" http://eletronicaemcasa.blogspot.com.br/2013/07/transmissor-de-fm-para-fonte-de-sinais.html

      O circuito pode ser alimentado sim por uma fonte... sem problemas! a melhor opção seria utilizar uma fonte com uma etapa final de regulação. Você pode estar construindo uma fonte de 5V ou 6V por exemplo com os CI's da serie 78xx. Confira esse segundo poste http://eletronicaemcasa.blogspot.com.br/2013/03/fonte-de-tensao-regulada-5v.html#more

      Excluir
  18. Olá Guilherme,tudo bem ? Como eu havia te falado que montei o transmissor, porém estava com problema, na verdade o problema era que eu estava sintonizando na frequência errada, corrigido o erro está funcionando perfeitamente, muito bom . Obrigado e parabéns pelo trabalho !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alex,
      Sim tudo certo e vc ?
      Muito bom Alex parabéns pela montagem! Ah entendi, isso ocorre mesmo as vezes... Geralmente é precisos sintonizar o transmissor próximo ao radio e em seguida afastar o transmissor uns 5 a 10 metros e acertar a frequência selecionada no próprio rádio... Quem bom que deu certo!

      Valeu pelas visitas ao blog e por contribuir com ele!
      Curta a página do blog no facebook ou siga no google+, caso desejar! até

      Excluir
  19. Bom dia Guilherme, sou graduando de Engenharia Elétrica no IFPB, e estou para fazer um projeto de eletrônica, que consiste em um walk-talk, e gostaria de saber se é possível através do projeto acima fazer um receptor/transmissor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor,
      Eu acho que vc pode tentar sim... A forma mais simples seria construir somente os dois transmissores FM e ter dois radinhos a pilha e todos sintonizados na mesma frequência FM. Para ter o principio Walk-Talk que utiliza um canal half-duplex, onde somente uma pessoal fala por vez você teria que utilizar uma chave dupla de tal forma que quando não pressionada só o rádio funcione ( a chave liga o rádio e desliga o transmissor) e quando apertada só o transmissor funciona (A chave liga o transmissor e desliga o rádio) isso para cada aparelho. Essa seria a minha ideia para deixar o trabalho mais simples...

      Agora vc pode tentar construir o receptor FM (o rádio) também... Existem alguns circuitos simples que vc pode achar na net e outros mais complexos baseado em CI's como o TDA7000 ou no TEA5767 que já foi apresentado aqui no blog...

      Excluir
  20. Ola meu caro!!!!! sou iniciante no ramo, curioso, e gostaria de saber se é possível montarmos um circuito com sensor ótico ou termico para detectar aprocimação de pessoas e esse sinal ser trnsmitido por este circuito de fm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivber,
      Sim, tenho certeza que daria! Um jeito legal e fácil seria fazer um circuito de bips sonoro que fosse acionado pelo sensor de presença, os bips gerados pelo circuito podem ser transmitidos em seguida... Confira o post "Transmissor de FM para Fonte de Sinais Externos" você poderia usar os sinais do bip sonoro para ser ligado a esse transmissor de sinais externos.

      Um componente legal para gerar os bips seria o LM555, o pino 4 desse CI quando em 0V desativa a função bip e quando ligado ao Vcc funciona normalmente...
      Espero te ajudado...

      Obrigado pela visita e por contribuir com o blog !

      Excluir
  21. Ola amigo, interessei neste circuito para fazer um trabalho na faculdade. Vc já está comercializando o kit para montagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo,
      Ainda não estou... acredito que até o fim desse mês já deve ficar pronto...

      Obrigado!

      Excluir
  22. Gostei muito desse projeto... faço curso técnico em eletrônica e preciso montar receptor e transmissor FM. Eu fiquei com a parte de montar o transmissor... outro grupo fará o receptor, mas com esse projeto que você apresentou é possível estabelecer uma comunicação de áudio? Obrigado :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Brener,
      Muito legal o projeto, esse circuitinho é muito bacana para essa finalidade!
      Sim é possível estabelecer uma comunicação de áudio na faixa FM (88 a 108Mhz). Ele funciona muito bem!

      Eu tenho o kit de montagem (todos os componentes + placa) do transmissor, caso se interesse entre em contato por e-mail eletronicaemcasa@gmail.com

      Obrigado!

      Excluir
  23. Ola gostaria de saber o calculo da bobina bem detalhado e sua Indutância.Aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O valor da indutância é de aproximadamente 0,15uH.
      O cálculo da indutância é feito para uma bobina de núcleo de ar.
      A fórmula usada é L=[(N^2)*u*pi*r²]/c (Indutância de um solenoide) , onde:

      *r Raio da bobina.
      *N número de espiras
      *u permeabilidade magnética do ar.
      *c comprimento da bobina.
      (r=3.77mm; c=6mm; N=4; u=4pi*10^-7)

      Lembrando que a fórmula é aproximada para indutância de um solenoide de comprimento muito longo, entretanto ele fornece uma boa aproximação do valor da indutância.

      Maiores informações para o calculo pode ser obtidas em qualquer livro de física 3 para nível superior.

      Excluir
  24. Muito bom esse projeto. Continue sempre postando mais projetos como esse.

    ResponderExcluir
  25. Fiz um desses parecido coloquei ele em uma embalagem de fio dental redonda vou alimentar com bateria de 9v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal Cleci!
      Obrigado pelo retorno e por apresentar suas idéias !

      Excluir
  26. Olá Guilherme.
    Seria possível conectar uma antena 1/4 de onda ou uma 5/8 neste projeto, fazendo os ajustes com um medidor de estacionária - ROE?
    Aqui na cidade é difícil encontrar alguns componentes, quanto ficaria o kit com o 2n2218

    Agradecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo,
      Acredito que deva funcionar sim e se vc possui um medidor ainda para calibrar melhor ainda! Eu não possuo o transistor 2n2218 e somente o 2n2219 que é um equivalente... o valor do kit com esse transistor sai por 40 reias. O circuito do kit suporta esse transistor mas a pinagem "CBE" muda entre os dois transistores... caso se interesse realmente entre em contato por e-mail para que nos possamos conversar melhor o e-mail é eletronicaemcasa@gmail.com.

      Obrigado pela visita !

      Excluir
  27. Olá Guilherme, o projeto de transmissor para fontes de sinais pode ser ligado por exemplo uma mesa de som
    e antena externa?

    Qual o valor deste kit?
    Obrigado
    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marcelo,
      Sim pode sim, o projeto do transmissor para fontes de sinais externo funciona bem para essa aplicação! No caso do kit oferecido não é para fontes de sinais externo mas com a remoção do mic e do resistor R1 ele também pode funcionar para isso!! Talvez seja necessário adicionar um potenciômetro na entrada também como controle de volume... servido mais para evitar a distorção caso o sinal for muito alto.

      O kit esta saindo por 32,00 reias + frete (se o frete for por carta registrada fica em 8,00 reais)

      Obrigado pela vista e por contribuir com o blog !

      Excluir
    2. Ok, aqui na cidade as lojas de eletrônica são péssimas. Vou ficar com um Kit para funcionar em 12v, teria disponível? Pode ser por carta registrada.
      me passe um email.
      Att
      Marcelo

      Excluir
    3. Olá, vou ficar com um Kit, vou querer com o 2n2219 para ligação em 12v. Ok?
      Me passa um email para acertarmos.
      Obrigado
      Marcelo

      Excluir
    4. Boa noite Marcelo,
      Decupe-me não ter respondido antes fiquei sem tempo para ler os e-mails. Sim tem como, eu disponho desse transistor e o transmissor pode funcionar com 12V com um alcance muito maior!
      O e-mail do blog é eletronicaemcasa@gmail.com
      Entre em contato por e-mail, agente combina certinho !

      Obrigado e até !

      Excluir
  28. ola amigo, gostei do seu blog.
    estou precisando de um transmissor e receptor. Quero colocar na porteira da fazendo um aparelho tipo interfone movel, uma caixa com um botao fica na porteira. outro aparelho fica no meu bolso. quando uma pessoa chega na porteira, ela aperta um botao e aonde eu estiver, o aparelho no meu bolso toca e eu respondo para a pessoa me aguardar que ja estou indo. tem como fazer? aguardo

    ResponderExcluir
  29. Boa noite Claudiney,
    Primeiramente obrigado pela visita ao blog. Claudiney esse tipo de circuito é um pouco mais complexo e vai além do propósito desse post. Um aparelho desse tipo pode ser construido com componentes específicos que possam enviar um sinal como esse do post mas com uma maior estabilidade e um outro circuito para a recepção. Uma opção para essa aplicação seria circuitos microprocessados e a utilização de módulos específicos de transmissão e recepção.

    ResponderExcluir
  30. Boa noite Guilherme, vc tem o kit para vender

    ResponderExcluir
  31. Boa noite Marcelo,
    Sim possuo os kits ainda para venda. Possuo o kit transmissor de FM e o kit Transmissor de FM super ouvido.
    Entre em contato pelo e-mail do blog eletronicaemcasa@gmail.com ou pelo formulário de contato do blog.

    Obrigado pela visita ao blog!
    Aguardo seu contato !

    ResponderExcluir
  32. Olá Guilherme, eu montei o circuito mas não consigo sintonizar, estou usando o transistor 2n2218 e uma fonte de 12v. o restante esta como o descrito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marcelo,
      Desculpe-me pela demora na resposta... Ultimamente estou muito atarefado.
      Cheque a pinagem do transistor para a correta conexão na placa. O resistor R1 também deve ser alterado para 10kOhms para a fonte de 12V... A sintonia deve ser feita por uma chave não metálica.

      Excluir
  33. Olá, Guilherme.
    Parabéns pelo trabalho, paciência e a disponibilidade em responder as dúvidas.
    Amigo, gostaria de montar um sistema de monitor de áudio para um grupo músical que faço parte. Vi este projeto e achei interessantíssimo. Mas tenho algumas dúvidas. A qualidade do áudio é bom? Seria melhor mono ou estério? Há muita latência, ou como evitá-la? Por fim, você tem algum esquema de receptor? Gostaria de deixar este sistema só para isso.
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Victor,

      O circuito descrito no post é destinado para uma escuta estática em ambientes internos. O circuito não possui uma boa estabilidade quando manuseado além de sofrer influencia das condições do ambiente. Acredito que esse não seja o circuito mais indicado para a sua aplicação. Procure transmissores que utilizam PLL, pois sua estabilidade é melhor. Um exemplo seria o CI BA1404 que é bem simples é pode transmitir sinais estereofônicos. O fabricante disponibiliza em seu datasheet sugestões de montagem. A questão do stereo on mono depende da sua aplicação, eu acho que para um grupo musical a transmissão em dois canais seria mais vantajosa.

      Não possuo um esquema receptor, mas para os circuito do post e o sugerido o receptor pode ser qualquer rádio FM sintonizado na frequência do transmissor !


      Obrigado pelos elogios e pela visita !

      Excluir
  34. quero um transmisor e receptor com uma frequencia que e pouco usado

    ResponderExcluir
  35. Meu Amigo Guilherme viana,
    já tenho conhecimentos básicos em eletrônica, porém necessito aprender a teoria sobre esses circuitos de transmissão FM, por onde começo, onde estudar (qual livro por exemplo) ? :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Alisson,
      Acredito que você pode começar com uma revisão de física 3 (nível superior) e seguir com livros de análise de circuitos elétricos (existe vários livros - Análise de circuito elétricos) , em seguida por um livro de eletrônica "Sedra - Microeletronica" por fim esse site http://ricardocaetano.xpg.uol.com.br/outros/teoria/colpitts_base_comum/colpitts_base_comum.html

      Excluir
  36. Consegui montar o circuito e funcionou perfeitamente!!

    ResponderExcluir
  37. Olá amigo, fiz o exemplo com um pequeno ajuste nas trilhas para usar o trimmer. De resto, soldas, componentes, alimentação, trilhas etc ficaram exatamente como descrito. Não funcionou nem a pau. rs :)

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde,
    O problema pode estar no transístor utilizado. Faça a troca para verificar... vc pode usar o bf495 também.

    ResponderExcluir
  39. parabens pelo site, as montagens são ótimas... aconselho a postar mais circuitos.. valew

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jefferson,
      Quando eu estiver com um tempinho estarei atualizando sim !

      Excluir
  40. Posso usar meu celular para transmitir as músicas para uma frequência no radio do carro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas diretamente... recomendo um outro transmissor baseado no mesmo circuito desse poste... O blog tem outro circuito para esse tipo de aplicação http://eletronicaemcasa.blogspot.fr/2013/07/transmissor-de-fm-para-fonte-de-sinais.html

      Excluir
  41. Em qual parte do circuito posso soldar os fio de um cabo P2 para transmitir músicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria melhor a utilização de um outro circuito transmissor para transmitir música... No blog eu proponho outro circuito para isso dê uma olhada nele... http://eletronicaemcasa.blogspot.com.br/2013/07/transmissor-de-fm-para-fonte-de-sinais.html

      Excluir

Digite seu cometário...
(Seu comentário será visível apos a moderação)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Colaboradores
Paginas