terça-feira, 30 de abril de 2013

Eagle 3D


como fazer imagens 3D eletronicaEagle, um dos melhores softwares para criação de placas de circuito impresso, isso nós já sabemos, mas como criar uma visualização 3D dos protótipos? 

Confira neste artigo como criar imagens 3D do circuito de forma simples e rápida.







Introdução




Para a criação dos protótipos dos circuitos eletrônicos em 3D necessitamos de três softwares devidamente instalados no computador, sendo eles o Eagle, plug-in Eagle 3D e o Pov-Ray. A instalação desses programas e sua utilização é bem simples. Para que seja possivel gerar imagens 3D sigam as 4 etapas abaixo. 


1° Etapa: Donwloads do Eagle e Programas Adicionais


Faça o Donwloads dos programas listados a baixo:


2° Etapa: Instalação


Instale os programas de acordo com os passos a seguir: 

Instalação do Pov-Ray: A instalação do Pov-Ray é bem simples sem mais complicações necessitando somente de clicar nos next’s das caixas de dialogo.


Instalação do Eagle: Com o arquivo eagle-win-5.11.0 baixado iniciamos a instalação (Figura 1). 


3D no eagle como fazer
Figura 1 - Instalação do Eagle

Em seguida prossiga com a instalação normalmente até o momento da escolha do diretório que deve ser mudado para maiores simplificações (Figura 2).  Recomendo a criação de uma nova pasta no "C:" para a instalação do Eagle ( Exemplo:    C:\EAGLE-5.11.0 ). Após a criação do diretório e ter selecionado-o como destinação para o programa prossiga a instalação normalmente clicando em Next.

imagens 3D no eagle
Figura 2 - Instalação do Eagle mudança de diretório.


Instalação do Eagle 3D: Com o Eagle instalado corretamente podemos prosseguir com a instalação do plug-in Eagle 3D. Para o bom funcionamento do plug-in o diretório da sua instalação deve ser direcionado para a pasta ULP do Eagle (C:\EAGLE-5.11.0\ulp) conforme a Figura 3.  

Configuração para o Plotagem 3D
Figura 3 - Diretório da instalação do Eagle 3D



Prossiga com o comando Next até a finalização.

3° Etapa: Configuração para o Plotagem 3D


Com todos os programas instalados corretamente abra o seu projeto já  finalizado no Eagle (no meu caso eu abri o exemplo do Hexapod do Eagle localizado na pasta examples) e na barra de ferramentas superior clique em ULP, conforme a Figura 4.

Configuração para o Plotagem 3D
Figura 4 - Criação da imagem 3D do projeto.

Localize os arquivos .ulp na pasta onde instalou o Eagle3d (Figura 5).  No meu caso os arquivos estão em “C:\EAGLE-5.11.0\ulp\Eagle3d\ulp” e escolha de acordo com a versão de seu software:

3d40.ulp – versão 4 do Eagle.
3d41.ulp – a partir da versão 4.1 do Eagle.
3d50.ulp – Versão 5 ou superior do Eagle.

Configuração para o Plotagem 3D
Figura 5 - Localização do arquivo .ulp

Selecione abrir e por fim selecione a língua da caixa de diálogo e a pasta povray, localizada dentro dos diretório Eagle 3D (Figura 6), para a saída dos arquivos .pov que serão gerados. Na pasta povray estão contidos também os arquivos .ini que são usados pelo programa Pov-Ray.

Configuração para o Plotagem 3D
Figura 6 - Localização da pasta povray.

Clicando em OK prosseguimos para a Figura 7. Nas abas superiores existem varias opções para configurar a criação da imagem 3D do protótipo. Com a configuração de visualização desejada  da imagem 3D podemos em seguida clicar em Criar arquivo POVRay (caixa selecionada em preto). 

Configuração para geração da imagem 3D com o eagle
Figura 7 - Configuração para geração da imagem 3D.

Em seguida o programa irá solicitar algumas configurações dos CI's e LED's por serem componentes especiais que podem sofrer algumas variações como cor e logon. é importante notar que criaremos uma imagem 3D estática do circuito e que para visualizações para novos anglos ou efeitos é necessário refazer os procedimentos das Figuras 4 a 7.

4° Etapa: Gerando a Visualização 3D


Apos a finalização da etapa 3° será necessário abrir o programa Pov-Ray para executar o arquivo .pov gerado na pasta povray (C:\EAGLE-5.11.0\ulp\eagle3d\povray).
Para gerar a imagem 3D clique em Open e selecione o arquivo .pov no diretório C:\EAGLE-5.11.0\ulp\eagle3d\povray (meu caso) e em seguida em Run ou clique em Sel-Run e selecione o arquivo .pov. conforme a Figura 8. Com esse procedimento o programa Pov-Ray ira compilar a imagem 3D do circuito.

iamgens 3D
Figura 8 - Gerando a imagem 3D.

Protótipo final.

prototipos em 3D com o eagle
Figura 9 - Protótipo final em 3D.

Alguns componentes podem não ser visíveis por falta de molds pré definidos exigindo a sua instalação. Molds adicionais podem ser baixados facilmente na internet.

Conclusão


Com dois programas adicionais juntamento com o solftwre Eagle foi possível criar visualizações 3D do protótipo desejado. O programa Pov-Ray possui uma grande quantidade de molds pré definidos em seus arquivos facilitando a criação das imagens entretanto não é possível a geração de um modelo 3D propriamente sendo portanto sua limitação. 





Nenhum comentário:
Postar um comentário

Digite seu cometário...
(Seu comentário será visível apos a moderação)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Paginas