sexta-feira, 5 de julho de 2013

Transmissor de FM para escuta espiã



Transmissor FM tic tac    eletronica em casaQue tal montar um mini transmissor de FM supersensível para escutar as conversas secretas a distância? Confira como construir este novo transmissor portátil.
Neste projeto apresento uma versão melhorada do pequeno transmissor de FM Portátil exposto anteriormente aqui no blog. Nesta versão do transmissor o microfone de eletreto possui uma poderosa etapa de amplificação que aumenta sua sensibilidade para ouvir conversas. 





Introdução


Os transmissores são equipamentos de grande utilidade, pois podemos usá-los em situações de emergência, comunicação ou até como escutas de detetives ou espionagem. Neste poste apresento uma nova versão do pequeno transmissor de FM Portátil anterior. O alcance é da ordem de 50 a 200 metros dependendo da alimentação (3 a 6 Volts) com o transistor BF495 e podendo captar conversas a uma distância superior a 5 metros.


Montagem do Transmissor FM super Sensível


A principal modificação do transmissor apresentado na figura 1 é a adição de uma etapa de amplificação para o microfone de eletreto proporcionada pelo o transistor Q1 BC547 de uso geral. O transistor Q1 é configurado com uma polarização de realimentação do coletor que possui uma característica de alto ganho. 

Os sinais de áudio poderão ser recebidos em qualquer aparelho de som/rádio que sintonize a faixa FM. A sintonia do transmissor é feita através do trimmer (capacitor variável CV) como uma chave não metálica em frequência livre da faixa FM. Sua construção é simples e possui um número reduzido de componente que são facilmente encontrados nas melhores casas de eletrônica, a montagem final pode ser feita em uma caixinha de tic-tac.

O downloads dos arquivos para a montagem da placa pode ser feito no link no final desse poste. 

Transmissor FM
Figura 1 - Circuito do transmissor FM super sensível

Transmissor FM portatil
Figura 2a - Sugestão para a placa de circuito impresso

Escuta espiã
Figura 2b - Sugestão para a placa de circuito impresso

Na figura 1 e 2 temos o diagrama completo do circuito transmissor proposto. Para a faixa de FM entre 88Mhz 108Mhz a bobina é formada por 4 volta de fio comum (24 a 28 AWG) rígido em torno de uma lápis (figura 3). O trimmer é uma capacitor variável entre 3 a 30pF. A captação do som é feita através de um microfone de eletreto. A antena pode ser do tipo telescópica de 20 a 50cm ou então um pedaço de fio rígido.

Escuta espiã
Figura 3 - Confecção da bobina



Utilizando o BF495 com o sistema alimentado entre 3V a 6V podemos obter de 50 a 200 metros de alcance. Essa atualização do mini transmissor também permite a utilização do transistor o transistor 2N2218 ou equivalente com alimentação entre 9 a 12V que fornecerá um alcance de até 1Km!!! Se o transistor 2N2218 for usado nas versões de 9 e 12V  devemos montá-lo com um dissipador de calor junta a placa e o resistor R4 deve ser de 1W.
 

Downloads do projeto: Projeto do Transmissor FM
[senha: www.eletronicaemcasa.blogspot.com.br]

Componentes de Montagem


Transmissor FM  - Eletronica em casa




10 comentários:
  1. passa a senha da imagem que ta no download ae por favor!

    ResponderExcluir
  2. A senha para descompactar os arquivos esta no próprio post...
    [senha www.eletronicaemcasa.blogspot.com.br].

    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. bom dia Alessandra,
      No momento não estou vendendo, mas retornarei a vender em fevereiro.
      Obrigado!

      Excluir
  4. olá, minha curiosidade é com relação ao receptor desse transmissor, pois é um micro imã que comprei no mercado livre. O aparelho funciona com o transmissor próprio, mas necessita de uma argola em volta do pescoço, que seria a antena do transmissor. Neste caso, usando o seu projeto, essa argola é dispensada de tal proximidade? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Fernando,
      O receptor desse transmissor é um radinho à pilhas comum que trabalha na faixa FM. Na verdade qualquer rádio FM serve (Micro system, rádio do celular , rádio do carro, qualquer rádio FM).

      A distância entre o receptor e transmissor pode chegar até 50 metros com duas pilhas AA e até 200 metros com 4 pilhas AA de 1,5V. O transmissor pode ser sintonizado em faixa livre da banda FM (frequência de rádio FM 88MHz a 108MHz).

      Eu disponibilizo no ML um kit de montagem, o link está no próprio post.
      Obrigado pela visita Fernando!
      Qualquer duvida entre em contato pelo o email do blog eletronicaemcasa@gmail.com

      Excluir
  5. Guilherme , posso usar um bc 337 no lugar do bf 495 ?/

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Istael,
    Eu acredito que não funcionaria para a faixa de frequência desejada. Esse transistor possui limitações para altas frequências... Eu acho que ele não vai funcionar...

    Obrigado pela vista !

    ResponderExcluir
  7. Você vende o KIT pra até 1KM? se sim coloca o link ai por gentileza. Não sou da area por isso nao entendi a do dissipador de calor .. é uma peça adicional no projeto? Pretendo obter os 12V combinando 1 bateria de 9V + 2 pilhas AAA.... Sabe dizer aproximadamente quanto tempo transmite?

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Amigo,
    Desculpe-me pela demora na resposta.
    Infelizmente eu não possuo o kit transmissor de até 1Km no momento. So tenho disponível o mais simples de até 200m.

    O dissipador de calor é necessário para evitar a queima do transistor. A potência de trabalho do circuito com o transistor 2n2218 é maior portando o dissipador ajuda a retirar o calor concentrado no componente evitado sua queima.

    Obrigado pela visita !

    ResponderExcluir

Digite seu cometário...
(Seu comentário será visível apos a moderação)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Colaboradores
Paginas