domingo, 7 de julho de 2013

Transmissor de FM para Fonte de Sinais Externos


transmissor FMTransmita por ondas de rádio o som do seu mp3, celular ou computador para o rádio da sua casa ou carro sem usar fios. O transmissor FM descrito a seguir pode ser ligado na saída de som do computador, amplificadores de baixa potência, MP3, MP4 ou até mesmo em uma linha telefônica para transmitir conversas a distância.






Introdução


O circuito é similar aos outros transmissores de FM já apresentado aqui no blog eletrônica em casa. Com uma alimentação de 3V a 6V e usando o transistor BF495 teremos um alcance entre 50 a 200 metros. Evidentemente, este alcance depende do local, da sensibilidade do receptor e do posicionamento da sua antena. O projeto completo deste transmissor pode ser baixado ao final do poste.

Montagem do Transmissor FM


Este transmissor deve conter um par de fios com garras jacaré para a sua ligação nas mais diversas fontes de sinais e podendo ser facilmente transportado, mas plugs podem ser usado para finalidades exclusivas como por exemplo o plug P2 para ligação da saída de som do computador. Para usar uma linha telefônica, como fonte de sinal, basta conectar a garra aos fios. Para transmitir sinais de outros aparelhos basta ligar a agarra na saída de áudio. O trim-pot P1 ajusta o nível de modulação para que não haja distorção do som.  A montagem do circuito em uma caixa plástica facilita sua instalação sem riscos.

transmissor FM
Figura 1 - Circuito elétrico do transmissor.

O diagrama completo deste pequeno transmissor alimentado por pilhas é mostrado na figura 1. Na figura 2 e 3 temos a disposição dos componentes numa pequena placa de circuito impresso.

transmissor de FM
Figura 2 - Circuito impresso.

transmissor de FM espião
Figura 3 - Figura 2 - Mascara Circuito impresso.


A bobina poder ser construída manualmente. Para a faixa de FM entre 88Mhz a 108Mhz ela é formada por 4 voltas de fio comum (24 a 28 AWG) rígido em torno de uma lápis (figura 4).

transmissor FM
Figura 4 - Fabricação da Bobina

A sintonia é feita por intermédio do capacitor variável CV. O ajuste deve ser feito por uma chave não metálica para minimizar interferências.  

O download do projeto completo pode ser feito no link: Projeto do transmissor de FM para sinal externo  


Confira o nosso Kit de Montagem Transmissor FM.
 
Enviamos para todo o Brasil


Componentes para montagem


como montar um transmissor FM







6 comentários:
  1. Muito bom esse post! Montei ele aqui em casa e deu certinho... é bem simples e rapido de montar! Parabens e obrigado !

    ResponderExcluir
  2. Amigo, você sabe me informar o diâmetro do condutor de cobre utilizado para fazer o indutor? E se ele precisa ser esmaltado? E qual a melhor placa para a montagem deste circuito? Por que estou tentando monta-lo e não esta funcionando. Grato desde já Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde amigo,
      Vc pode usar aqueles fios de cabo de Ethernet, as espiras não podem ter contato entre si então não desencape o fiozinho. A placa pode ser do tipo normal de fenolite mas a melhor opção são as placas de fibra de vidro.
      Geralmente o grande problema na montagem de circuito é o transistor e o trimmer, geralmente os BF494 adquiridos são falsificado com pinagem diferente. O trimmer deve possui uma capacitância variável de 0pf a 30pf.

      Excluir
  3. Bom dia amigo.
    Eu montei o seu circuito e simplesmente achei ele sensacional! Parabens pelo projeto, so que eu preciso de sua ajuda.

    A familia da minha esposa mora num sitio onde nao pega sinal de celular de jeito nenhum, e pra ajudar eles que mexem com roça, plantação, o irmão dela me pediu para bolar um circuito de walkie talkie caseiro pra ajudar na comunicação. Andei fuçando bastante na net e descobri que existem uns danados de uns pll que dão estabilidade na transmissão, porém sao circuitos complikadissimos e nao tenho garantia da confiabilidade na montagem do projeto. Gostaria se possível fosse de montar um circuito de walkie talkie que nao caia a frequencia, voce poderia me ajudar nessa empreitada?obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Amigo, desculpe-me pela demora na resposta !

      Esse circuito apresenta uma estabilidade razoável, porem em função das características do dia e até do manuseio do transmissor algumas alterações na frequência de transmissão ocorrem. Desta forma esse circuito não é indicado para walkie Talkie. O circuito descrito no post funciona razoavelmente em ambientes internos.

      Para o uso que você gostaria em recomendo que utilize um circuito baseado no integrado BA1404. Esse integrado é destinado a transmissão de sinal FM e conta com um circuito PLL interno que garante a estabilidade da transmissão como você havia mencionado.

      No datasheet do BA1404 o fabricando propõem um circuito básico para a sua utilização como transmissor de FM.

      Obrigado pela visita !

      Excluir

Digite seu cometário...
(Seu comentário será visível apos a moderação)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Colaboradores
Paginas