sábado, 17 de setembro de 2016

Arduino Eclipse IDE

Para quem começa aprender a programar com o Arduino, é muito comum utilização da IDE padrão fornecida pelos os desenvolvedores. Entretanto, com o aumento da experiência do programador, certas limitações da ferramenta ficam bastantes aparentes e a necessidade de utilizar outra ferramenta mais avançadas e com mais recursos acaba sendo inevitável. 
Dentre as inúmeras alternativas disponível na internet, hoje eu vou apresentar a Arduino Eclipse IDE que dispões de inúmeros recursos interessantes. 


      

Introdução


O Eclipse é uma plataforma "open source" e extensível que beneficia milhões de desenvolvedores em todo o mundo. A IDE do Eclipse foi desenvolvida inicialmente para o JAVA, porém suporta várias outras linguagens de programação por intermédio de plugins como C/C++, Scala, PHP e assim como para o desenvolvimento de programas para Arduino.

Para quem já usa o IDE Eclipse para a programação e gostaria de realizar programações para as plataformas Arduino, basta adicionar o plugin no seu Eclipse. Agora para quem não conhece os benefícios do Eclipse ainda, mas já é um simpatizante da IDE Arduino basta seguir os passos à seguir.

Instalação do Arduino Eclipse IDE

 
A solução que eu irei apresentar é destinada e muito recomendada para quem é novo no Eclipse IDE Arduino, pois é a maneira mais simples de começar a usar a interface Arduino Eclipse, uma vez que o link que deixarei aqui agrupa em um único downloads todas as configurações necessárias! 

Para o obter o Arduino Eclipse, vá até ao site do desenvolvedor Jan Baeyens e faça o download do arquivo. Existem duas opções uma para as maquinas de 64bits e outra para 32bites, baixe aquele que lhe convém. 

Arduino Eclipse Instalação
Figura 1 - Download

Feito o Download, basta descompactar o arquivo e recorte a pasta "sloeber" para um local de preferência do seu computador, por exemplo \C: ou Meus Documentos, Figura 2a.

Para finalizar a instalação abra como administrador o "sloeber-ide", Figura 2b. O programa vai se lançar e antes de abrir completamente, ele vai perguntar um local para a criação de uma pasta de trabalho "workspace" clique em ok.

Instalação
Figura 2(a)                                                                                                 Figura 2(b)

Com isso, o programa abrirá por completo e em seguida vai começar a fazer as utilizações para a configuração automática dos "plugins" para o Arduino, Figura 3.

Arduino Eclipse Instalação
Figura 3
   
Finalizado os downloads, o Arduino Eclipse vais estar pronto para ser usado. Feche a aba "Welcome".  Você poderá observa os mesmo ícones presentes na Arduino IDE na parte superior da interface. Em "New Sketch", como na Arduino IDE, pode ser usado para criar um novo projeto. Os exemplos presentes na Arduino IDE também podem ser encontrados quando criamos um novo projeto com "New Sketch".  

Arduino Eclipse
Figura 4


Arduino Eclipse
Figura 5

Mais Informações


Para maiores informações, eu recomendo a visita ao site de Jan Baeyens! 
Assistam os vídeos para maiores esclarecimentos!

2 comentários:
  1. Uma bom lugar para comprar equipamentos e componentes eletrônicos é no Baú da Eletrônica. Pegue seu cupom de desconto no Baixapreço e compre ganhando descontos: https://www.baixapreco.com.br/cupom-desconto-bau-da-eletronica

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito bom,o arduino facilita muito as montagens.
    https://www.consertomicroondas.net/

    ResponderExcluir

Digite seu cometário...
(Seu comentário será visível apos a moderação)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Colaboradores
Paginas