Potenciômetros são resistores cujo valor de
resistência pode ser variado, girando-se um eixo que movimenta um contato móvel. Muitos já se perguntaram como funciona exatamente um potenciômetro para o controle de volume de um amplificador ou para o controle da corrente que circula num circuito.
Introdução
Na figura 1 podem-se ser observados alguns tipos de potenciômetros. Os potenciômetros são largamente utilizados
em circuitos eletrônicos sendo facilmente encontrados com o objetivo de
controlar o volume e o tom dos receptores de rádio e amplificadores, para
controlar o brilho e o contraste dos receptores de TV mais antigos e podem
servir como sensores de posição ou de nível dependendo da aplicação.
Figura 1 - Potenciômetros. |
Na figura 2A apresentamos um dos mais
comuns, em seu aspecto externo real. Na figura 2B temos uma visão interna desse
potenciômetro.
Figura 2 - Potenciômetro comum |
Podemos notar que o potenciômetro apresenta
uma tira circular de composição de carvão depositado, chamada de pista, sobre o
qual se move o contato móvel do cursor, que é preso ao eixo rotativo. Assim, a resistência entre seus dois terminais
extremos é fixa em seu valor nominal (50 kΩ - por exemplo). Já o valor de
resistência entre uma das extremidades e a derivação central dependerá do
posicionamento do cursor. Cria-se, então, uma estrutura que pode ser
compreendida como dois resistores em série com uma derivação central, conforme
a figura 3.
Figura 3 - Funcionamento de um potenciômetro e circuito equivalente. |
De forma geral podemos usar o potenciômetro
de duas maneiras sendo elas para controle de tensão e como reostato.
Potenciômetro no Controle de Tensão
A utilização do potenciômetro nessa
configuração provoca uma queda de tensão proporcional à razão "D" entre a resistência
permitida (total) pela posição do terceiro terminal em relação a resistividade mais alta
possível da faixa. De fato essa razão "D" é dada por uma porcentagem da rotação do
cursor, por exemplo, se o cursor estiver na metade (D=50%) da faixa resistiva, então a
tensão de saída cairá exatamente 50% da tensão de entrada independentemente da tensão máxima do potenciômetro. Na figura 4 e 5 temos o funcionamento básico de um potenciômetro no modo de controle de tensão.
Figura 4 - Funcionamento de um potenciômetro modo tensão ( 0 < D < 1 ) |
Figura 5 - Exemplo de funcionamento. |
Potenciômetro com Reostato
Quando apenas dois dos três terminais são
usados, o potenciômetro atua como um tipo de resistor variável chamado de reostato. O terminal que sobra é ligado juntamente com
o terminal móvel. O reostato tem com objetivo controlar a corrente que
circulará pelo circuito. Note que para um potenciômetro comum, correntes
elevadas causará a queima do componente, portanto a corrente máxima deve ser
observada.
Figura 6 - Funcionamento do potenciômetro modo reostato. |
Os reostatos são comumente usados no
controle de motores indústrias, esses reostatos são específicos para alta
potência sendo devidamente projetados para tal finalidade.
Figura 7 - Exemplo de um reostato de potência. |
Tipos de Potenciômetro
Os potenciômetros podem diferir em tipo em função da característica da trilha de carvão. Existem três tipos de potenciômetros que são os lineares, logaritmo e antilogaritmo conforme a figura 8.
Muito bem explicado, parabéns.
ResponderExcluirOi Tiago,
ExcluirMuito obrigado pelo comentário e pela visita!
Ola boa tarde,
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho!
E possivel colocar um patenciometro ligado sobre os pinos de outro que ja estao na placa?
Isso é porque eu nao consigo de-soldar o original da placa que é pequena e impede que seja feito sem usar aparelhos profissionais. a minha intenção é colocar um potenciometro em outra parte paa controlar o volume.
Muito Obrigado.
Marcelo
Bom dia Marcelo,
ExcluirNão é recomendado o melhor mesmo é tentar retirar o potenciômetro antigo. Se um potenciômetro for soldado junto ao da placa vc vai ter uma configuração de resistores em paralelo que afeta o controle do volume... Você até pode ligar eles dessa forma mas vc tem que garantir que um deles (por exemplo o que está soldado na placa) permaneça com o volume máximo e que o outro possa variar normalmente... vai funcionar mas o ganho do amplificador pode ser afetado em alguns caso ( dependendo dos valores dos potenciômetro).
Muito obrigado e boa sorte !
eu posso usar o potenciômetro para reduzir o volume de potencia??
ResponderExcluirOi Lucimara,
ExcluirSim, você usar antes da etapa de potência. Veja os posts relacionados a amplificador como exemplo. O potenciômetros deve ser usado antes da etapa de amplificação.
O brigado pela vista !
posso usar o potenciômetro para reduzir o volume que vai da minha potencia para minha corneta???
ResponderExcluirDepois da etapa de potência não se deve usar o potenciômetro para controlar volume. O potenciômetro vai queimar! Ele deve ser colocado antes das etapas de amplificação!
Excluirobrigado pelas dicas Guilherme Vianna Santos...... gostaria de saber se existe algo semelhante ao potenciô metro , que atua depois da amplificação ????
ResponderExcluirBoa noite.. Parabéns pelo trabalho.. tenho uma duvida, estou tentando utilizar um potenciômetro como posicionador para um contador alfanumérico de 13 segmentos, não seria melhor utilizar um potenciômetro com canais pré selecionados? e isto é possível? abraço e dês de já obrigado.
ResponderExcluirBom dia Rogério,
ExcluirO senhor pode tentar optar por POTENCIOMETRO DIGITAL. Esse tipo de potenciômetro se difere dos potenciômetro comuns, pois ele fornece uma sequência de pulsos digitais que podem ser interpretado por um processador. Pesquise na internet sobre esse componente, acredito que seja uma boa solução para a aplicação.
Obrigado pela visita ao blog !
oi guilherme, Estou usando um potenciômetro em um circuito com reversão para controlar a velocidade de um motor, Mas se eu deixar ele fechado não acionar o motor, mas quando eu abro o potenciômetro queima...
ResponderExcluirPode me da alguma dica de como ligar?
DESDE JÁ AGRADEÇO...
A corrente que esta circulando pelo potenciômetro quando todo aberto esta elevada o que leva a queima do pot ! Seu circuito foi mal dimensionado ou não se adequa ao propósito...
ExcluirPara evitar a queima você precisa limitar a corrente no potenciômetro e isso pode ser feito por um resistor em série em seus terminais !
Bom dia, tenho uma fonte de computador que transformei em carregador de bateria, só que a voltagem não passa de 12.8 e gostaria que chegasse a 14 v. Ele tem um potenciometro de 10k, se eu trocá-lo por um de 5k poderia atingir os 14v?
ResponderExcluirBom dia amigo,
ExcluirNão a troca do valor nominal do potenciômetro não vai alterar a tensão de saída. As fontes de computador são do tipo chaveada (Fontes não lineares) que necessitam de um controlador para a sua estabilização. Para alterar a tensão de saída você deve alterar o SetPoint da malha de controle da tensão.
Bom dia Guilherme, parabéns pelo blog! Como seria a ligação e qual potenciômetro eu tenho que usar para direcionar um motor DC 12V da esquerda para a direita? No aguardo...grato...abraços...
ResponderExcluirOi Naldonegri,
ExcluirSomente com potenciômetro é um pouco complicado, pois deve encontrar um que suporte a corrente exigida pelo motor além de perder muita energia por efeito J.
A opção mais eficiente para mudar o sentido de rotação de um motor DC é a utilização de potenciômetro em conjunto com dois transistores complementares que suportem a potência do motor. Nesse caso o potenciômetro pode ser de uso geral. Circuitos com CIs também se torna interessantes em certas aplicações.
Olá Guilherme... Tenho uma tira de Led de 25 w ligado a um Led drive com entrada AC 85-265V 50-60Hz e com saída DC 300ma +-3% 54-87v... Você sabe me dizer se é possível usar um potenciômetro para diminuir a tensão / corrente que vai para os leis, regulando assim a intensidade da iluminação? Se sim, qual o potenciômetro que eu uso? Obrigado Demetrius
ResponderExcluirBoa tarde Demetrius,
ExcluirAcredito que não seja possível a simples utilização de um potenciômetro para regular a intensidade dos Leds, devido a tecnologia da fonte de alimentação. A fonte em questão é chamada de fonte chaveada e funciona por outros princípios que inviabiliza a utilização de um potenciômetro na entrada ou saída da dela, se essa foi sua ideia.
A regulação da intensidade deveria ser feita pelo sistema de controle da fonte.
Bom dia amigo, estou com uma dúvida, estou fazendo um pedal dde efeito para guitarra, porém, um potenciômetro eu não consegui comprá-lo, que foi o A500K, para controle de Ganho. Posso usar um potenciômetro Logarítmico? Tenho B250K, B1M... Agradeço desde já.
ResponderExcluirBoa tarde amigo,
ExcluirSim você pode substituir, porem a sensibilidade pode ser prejudicada pelo fato da escala ser logarítmica... A relação entre rotação x valor ohmico vai assumir um comportamento de uma função logarítmica.
Estou querendo ligar um amplificador de carro (Taramps TL500) na saída p2 do computador e gostaria de colocar um controle de volume, pergunto, esse potenciometro tem que ficar antes do amplificador certo? E qual seria a quantidade de ohms? Seria um potenciometro logaritimico de 10, 20, 50, 100, 250 ou 500k ohms? Qual a diferença entre essas potencias?
ResponderExcluirBoa tarde Diogo,
ExcluirEm resposta a sua pergunta
1)Você deve colocar o potenciômetro antes do amplificador.
Acredito que um potenciômetro do tipo linear seria o mais indicado, pois o ajuste do volume seria mais intuitivo.
2)Os valores marcados potenciômetros não correspondem a potência apesar do nome "POTENciômetro" e sim de Resistência elétrica, tendo como unidade o Ohms (símbolo: Ω). Portanto os diferentes valores fornece a resistência total máxima que o potenciômetro pode oferecer no circuito.
3)Um potenciômetro linear (ou potenciômetro normal) de 10kΩ é ideal para a sua aplicação!
Guilherme, obrigado pela resposta.
ExcluirSó mais uma dúvida, qual seria a implicação ou o que aconteceria de diferente ao usar-se estes diversos valores de potenciômetro nesta mesma aplicação? Ou seja, o que aconteceria de diferente se eu ligar um potênciometro de 20k ou 50k ou até mesmo 100k ao invés do de 10k que você indicou?
Oi Diogo,
ExcluirUm potenciômetro de valor nominal elevado favorecer a captação de ruídos indesejáveis em função da alta impedância de entrada dos amplificadores.
Mas não haverá nenhum dano nos equipamentos caso você coloque potenciômetros com valores maiores! Entretanto valores muito menores que 10K vai favorecer o efeito de carga e diminuir a eficiência do sistema.
Oi
ResponderExcluirEu tenho um transformador de PC e queria aplicar um potenciometro para o utilizar com fonte de testes.
Transformador: 24v-DC 5A
Queria regular de 0V a 24V e de 0A a 5A.
E queria regular a tensão e a corrente separadamente.
Será possível fazer isso...
Obrigado...
Boa noite,
ExcluirO que seria um transformador de PC? Você fala das fontes chaveadas para PC do tipo AT ou ATX? Ou seria realmente as fontes de computadores da década de 70/80 que utilizavam transformadores?
Para as fontes chaveadas não é muito simples, pois existe um circuito de controle que estabiliza a fonte e para alterar os valores pré fixados você teria que modificar o setpoint do controlador... até é possível, porem complicado e requer conhecimentos específicos do circuito e sua topologia.
Se for de um transformador normal (desce projetados para 60Hz) ai é mais fácil, entretanto o potenciômetro sozinho não faz milagre! Um circuito adicional deve ser previsto para a tensão e corrente
(O potenciômetro é um componente de ajuste e não de potência).
Para o ultimo caso você deve construir uma fonte linear. No caso mais simples CIs do tipo regulador de tensão podem ser usados, como o LM317 para o ajuste de tensão e corrente, mas algumas modificações para suportar correntes de até 5A devem previstas. Confira o datasheet do LM317 algumas soluções são apresentadas la!
Ok muito obrigado pela informação e explicação, encontrei este circuito e penso que me vai ajudar, o que acha...
Excluirboa noite. Tenho uma mesa de som e dois canais deram defeito em um potenciômetro em cada canal. Ao verificar os potenciômetros são de 50k rotativo, gostaria de saber se posso substituir por potenciômetro de 100kb sem problema algum. No aguardo de sua resposta,
ResponderExcluirObrigado Antonio Carlos
Oi Antonio,
ExcluirAcredito que não vai ter problemas quanto ao funcionamento normal do equipamento. O que pode ocorrer é uma mudança na sensibilidade na hora do ajuste, ou seja, pequenos toques podem aumentar ou diminuir o volume muito rápido.
valeu pela resposta e ajuda, os potenciômetros em questão fazem a função do PEAK da mesa, eu acho que isso pode ser contornado. A minha pergunta se fez em função da placa que tem a informação de 50kb no local de colocação do potenciômetro. Valeu me ajudou pois não consigo achar nenhum com a equivalência 50kb.
ResponderExcluirOlá amigao gostei da sua dica mais gostaria de te fazer uma pergunta minha mesa e Watson os potenciômetros de Master estavam gastos sendo q os potenciômetros são de 10k fui nas lojas de som só achei de 20k daí vem a pergunta será q os potenciômetros de 20k vou perder qualidade na minha mesa? Desde já muito obgd
ResponderExcluirEm termos de funcionamento não vai alterar grande coisa, o valor do pot 2 veze maior somente. Caso o valor fosse muito diferente o efeito de carga iria aparecer e você perderia em ganho da mesa.
ResponderExcluirestou fazendo um carregador de bateria , qual resistor usar para um potenciometro de 50k?
ResponderExcluirTenho um módulo amplificador que quebrou o potenciometro de ganho. Mas não acho um de mesmo valor que e de 24k se eu pôr um com um valor maior vai ter algum problema ou não pode pôr...
ResponderExcluirBoa tarde,
ResponderExcluirSim, você pode pôr um valor maior sem problema... Um de 50K vai funcionar bem ainda !
ola Guilherme blz..eu tenho uma maquina de solda antiga mais porem bem conservada...o regulador de amperagem dela é com reostato de potencia tipo esse da foto ai, mais comprei ela faltando descobri que era regulado por reostato por outra maquina igual...eu queria uma opniao sua oque poderia substituir esse tipo de reostato...alem de ser antigo é um absurdo de caro...
ResponderExcluirBom dia Klaudemir,
ExcluirUma solução boa seria colocar um sistema de controle de potência baseado em SCR, porem em função da potência também pode custar caro além de exigir uma maior complexidade do circuito e controle.
Outra não tão elegante seria a utilização de lampadas incandescentes ou alogênias para substituir a resistência. No caso você deveria instalar uma quantidade de lampas que correspondesse a potência do seu reostato para cada estagio, dessa forma você pode realizar ligações em série e paralelo para garantir que as lampas trabalhem nas suas condições nominais e não queimem... Portanto, para alterar a potência para estágios diferentes bastaria acionar alguns interruptores para alterar a potência total... Não é uma solução elegante, mas funciona.
Bom dia Guilherme! Eu posso usar um potenciômetro para regular a luminosidade de um led? Deixar mais claro com o corte da tensão ou em potencia máxima regulando no máximo?
ResponderExcluirBom dia João,
ExcluirNão é a maneira mais eficiente, mas funciona sim !
entretanto além do potenciômetro você deve usar um resistor em série com o Led para evitar sua queima. O resistor deve ser calculado em função da corrente máxima aceito pelo LED.
Obrigado pela visita !
Quantos leds um potenciômetro de 100k consegue regular com um alimentação de 5v 1A ??
ResponderExcluirNão é o melhor modo para controlar o brilho do LED. Entretanto possível!
ExcluirA quantidade é relativa a potencia dos leds usados e ao nível de tensão que vai alimentar o circuito! Um potenciômetro de carbono possui uma potência de dissipação máxima 1/8W, portanto você deve calcular a quantidade de leds em função essa dissipação máxima 1/8w senão o pot queima!
Olá guilherme, possuo uma caixa de som ativa que gosto muito, mas acabei quebrando o potenciômetro dela quando fui limpar e perdi esse potenciômetro. Vou comprar outro mas não sei qual valor de "K" devo colocar na placa. O som tem potencia de 15 watts rms.
ResponderExcluirExiste outro potenciômetro na caixa ? Se sim, coloque o mesmo valor para o potenciômetro perdido.
ExcluirAs vezes na placa do circuito impresso além da numeração de montagem existe também o valor do componente, ai é só conferir...
Se não, utilize um potenciômetro de 10k no lugar, no geral você não vai ter problemas se não for o mesmo valor... pode ser um potenciômetro de valor nominal entre 10k à 50k.
Olá guilherme, possuo uma caixa de som ativa que gosto muito, mas acabei quebrando o potenciômetro dela quando fui limpar e perdi esse potenciômetro. Vou comprar outro mas não sei qual valor de "K" devo colocar na placa. O som tem potencia de 15 watts rms.
ResponderExcluirBom dia Guilherme. Como vai?
ResponderExcluirEstou com uma dúvida. Substituí um potenciômetro de 4.7 ohm ohm por um de 100 ohm e notei que o circuito não funcionou com eu esperava. Você acha que isso afeta muito o ganho do circuito?
Outra coisa, eu tinha uma tensão fixa de 10 V na entrada e depois que substituí o potenciômetro ela passou a ser 2.7 V (aproximadamente). O que você acha que pode ter acontecido.
De antemão, obrigado.
Oi Robson! Tudo joia e vc ?
ExcluirNão sei em qual circuito o potenciômetro está sendo usado, mas a possível causa do problema é o fenômeno efeito de carga! A impedância resultante vista pelo o circuito pode estar na mesma ordem de grandeza oque propicia o efeito de carga (perda do sinal ao longo do circuito)...
Oi Senhor Guilherme Vianna Santos ..
ResponderExcluirPrimeiramente orgulhoso de encontrar um trabalho tão bem elaborado como o seu na Internet ..
Gostaria de saber se o Senhor poderia me ajudar .. Não conheço eletrônica mas a mesma me fascina.. Tenho uma caixinha de som Pequena de Subwoffer e nela ha entradas de fones de ouvido.. Ao plugar o fone de ouvido os mesmos de lán-house o som funciona perfeitamente bem..
Mas não intendo porquê ao (Rotacionar o Potênciometro Duplo Logaritmo de 50k) Por alguns MILI-MILIMETROS o som já aumenta estrondosamente a ponto de deixar qualquer um Surdo .. Temos que deixar quase desligado a rotação do potênciometro para conseguir usufruir ..
Estou com o aparelho de solda e estranho mais o sugador ..
Como faço, Qual potênciometro posso colocar no lugar pra quando eu for Rotacionar o eixo ele peça mais Rotação pra aumentar o som ?? ..
So uso a caixinha pra fone .. Plugo ela nas saídas de áudio do vídeo game ..
O Potênciometro é duplo de 50k ao rodar o eixo em uns 5 graus o som já fica insuportável e o normal pra muitos mas não gosto de volumes ensurdecedores .. Posso trocalo por qual outro ...
De 50k pra 10k
De 50k pra 100k
De 50k pra 250k
Qual eu usaria pra ter mais ROTAÇÃO e MENOS VOLUME
Pois os fones de ouvido são muito sensíveis a potência.
Qual poderia usar pra pelo menos amenizar o problema Professor ??
Muito obrigado, Feliz Natal e um próspero ano novo Amigo .
André Cardozo O Futuro é o Agora 2018 ..
Bom dia André,
ExcluirEsse problema geralmente é relacionado ao potenciômetro mesmo, por causa do desgaste. O ideal é substituir por um componente com os mesmo valor nominal. Caso não encontre o potenciômetro com o mesmo valor coloque um de 10k ou 20k.
Obrigado pela sua contribuição no Blogger ! Boas festa !
Bom dia Senhor André gostaria de lhe agradecer por ter me enviado a explicação .. Isso somente denota que suas atividades são de extrema importância e relevância para com toda a comunidade .. Muito obrigado pela atenção e excelente atendimento .. Desde já agradeço e digo-lhes que sequirei viamente o que me foi indicado .. Muito obrigado pela atenção feliz Natal e um feliz ano novo pra todos vocês ..
ExcluirAndré Cardozo O Futuro é o Agora 2018